Lavador de Gases: como Dimensionar Corretamente?
A qualidade do ar no ambiente industrial é um aspecto delicado. Afinal, indústrias farmacêuticas, alimentícias, automobilísticas, petroquímicas, entre outras liberam diariamente agentes contaminantes que podem poluir o meio ambiente e tornar o ambiente de trabalho insalubre, prejudicando a saúde e a produtividade dos trabalhadores.
O lavador de gases é indicado para coletar partículas de gases e vapores presentes no ambiente, assim como auxiliar na recuperação de matérias-primas após o tratamento. Dessa forma, o equipamento evita que a fumaça e os odores causem incômodos e também reduz o desperdício de recursos. No entanto, como dimensioná-lo corretamente?
Essa é uma das principais dúvidas entre os compradores do equipamento. E fazer o dimensionamento de um lavador de gás é imprescindível para garantir a segurança, a qualidade e a eficiência do sistema de limpeza do ar no ambiente industrial, garantindo a segurança de quem circula no local, assim como a preservação do meio ambiente evitando a dispersão de elementos tóxicos e poluentes.
Mas, a boa notícia é que o processo é mais simples do que parece. Confira nossas dicas.
- Veja também: Lavador de gases: como funciona?
O que é, como funciona e por que usar um lavador de gases?
Quem trabalha em indústrias sabe que um lavador de gases é um dos componentes mais importantes em um sistema de controle de poluição do ar. Isso porque o equipamento tem a função de remover materiais particulados do fluxo de gás. Os lavadores de gases são bastante versáteis, uma vez que possibilitam o tratamento de poluentes diversos, incluindo:
- gases tóxicos;
- gases corrosivos;
- voláteis orgânicos;
- vapores classificados.
Esse processo acontece através da colisão das partículas com as gotas resultantes do processo de lavagem. O equipamento funciona com base no contato do ar contaminado com um líquido neutralizante que é pulverizado através da pressão de uma bomba de água e diferentes modelos de bicos aspersores.
O contato do ar contaminado com a solução neutralizante resulta em moléculas de gás que ficam retidas nesse líquido: o ar entra em contato com a solução dos reagentes neutralizantes presentes na câmara de enchimentos do lavador, o banco de enchimento tem sua área de contato ampliada e ocorre uma reação química que elimina todo o gás residual.
Fuligem, fumaça de graxa, vapores de gordura, carvão vegetal, pó e outros diferentes tipos de contaminantes e umidade ficam retidos no retentor de gotículas e o ar sai pela chaminé que compõe o lavador livre de contaminantes.
Fale com nossos Especialistas em Lavador de Gases
Como fazer o dimensionamento do lavador de gases?
Que o lavador de gases é um equipamento utilizado para fazer a exaustão dos gases presentes no ambiente industrial, enviá-los para uma torre de neutralização na qual entrarão em contato com uma solução neutralizante e, após uma reação química, o ar puro será liberado pela chaminé livre de gases poluentes você já sabe.
Mas, e na hora de fazer o dimensionamento do lavador de gases, você sabe como funciona o processo? O dimensionamento e a projeção do lavador de gases são importantes para garantir que a empresa ou indústria que irá utilizá-lo atenda todos os requisitos de emissão de gases para o ambiente e também permaneça dentro das legislações ambientais.
Para criar um planejamento e dimensionar corretamente o equipamento, primeiramente é necessário responder a algumas questões fundamentais. Basicamente, para fazer o dimensionamento do lavador de gases industriais o primeiro passo é determinar:
- Quais gases (e em qual concentração) são emitidos durante o processo?
- Onde os gases ficam enclausurados (em uma sala, dentro de um tanque, entre outros)?
- Quais as dimensões do local onde os gases ficam enclausurados (para obter o volume de gás a ser abatido)?
Com base nessas informações, o dimensionamento do lavador de gases é determinado através de cálculos químicos e mecânicos. A capacidade de exaustão do lavador é calculada utilizando o volume de gás emitido e com base no número de trocas de ar por hora, considerando o tipo de gás e suas recomendações específicas.
Além disso, também é definido o tipo de solução química neutralizante que deve ser utilizada para o gás em questão. A partir disso é possível saber a reação química que ocorre entre o gás poluente e a solução neutralizante dentro do lavador.
Com a reação química definida são realizados os últimos cálculos, com o objetivo de definir o diâmetro e a altura da torre do lavador, o volume do tanque do lavador e a vazão da bomba centrífuga de recirculação, informações que constituem a base para o desenvolvimento do projeto mecânico do equipamento.
É importante ter a orientação de profissionais especializados e experientes em sistemas de ventilação e controle de poluição de ar para garantir que a projeção e a instalação de um ou mais lavadores de gás seja realizada com toda a segurança, garantindo um sistema de purificação de ar eficiente e de alta rendimento para indústrias de segmentos variados.
Brasfaiber – Referência em lavador de gases desde 1985
Sistemas de ventilação de controle da poluição do ar no ambiente industrial são essenciais para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, preservar a saúde da população ao redor da indústria e evitar que o meio ambiente seja afetado. E a equipe especializada da Brasfaiber trabalha desde 1985 para oferecer as melhores soluções nesse sentido, incluindo exaustores industriais e lavadores de gases.
Precisando de ajuda para escolher o modelo ideal de lavador de gases e fazer o dimensionamento correto do equipamento? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as dúvidas.