Exaustor para Capela de Laboratório: O que é e Onde Aplicar?
As indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias e cosméticas são alguns exemplos de setores que exercem atividades nas quais a liberação de gases, vapores, odores e partículas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente é constante. Por esse motivo, o uso de exaustor para capela de laboratório é imprescindível. Mas o que é e como funciona?
O que é uma capela de laboratório? E o exaustor centrífugo?
A capela de laboratório e o exaustor centrífugo são dispositivos que compõem o sistema de renovação do ar em ambientes nos quais ocorre a liberação de agentes poluentes e contaminantes. Sendo assim, são essenciais às indústrias.
O termo capela de laboratório se refere a um tipo de estrutura que tem a função de exaurir agentes tóxicos (através do exaustor centrífugo) e criar uma barreira física entre as reações químicas e o ambiente do laboratório, aumentando a proteção dos funcionários do local.
- Veja também: Exaustor para Laboratório: o que é e para que serve?
Já o exaustor centrífugo, mas especificamente falando, o exaustor centrífugo em fibra, é um tipo de equipamento que desloca o ar possibilitando a retenção de materiais particulados (poeira, odores, gases e outras substâncias tóxicas), a renovação do ar e o conforto térmico.
Exaustor centrífugo em fibra: quais são indicados para capela de laboratório?
O exaustor centrífugo em fibras é um tipo de exaustor confeccionado em materiais como PRFV (Polímero Reforçado com Fibra de Vidro) e PP (polipropileno), matérias-primas que proporcionam alta resistência a intempéries, agentes químicos e agressivos.
Quando se fala em exaustor para capela de laboratório, existem três modelos de exaustores centrífugos em fibra que são os mais recomendados para promover a exaustão do ar em ambientes com agentes contaminantes: o exaustor centrífugo E15, E20 o E28 e o E35.
Fale com nossos Especialistas em Exaustor Centrífugo
Exaustor centrífugo E15
O exaustor centrífugo em fibra E15 é um equipamento dotado de simples aspiração, rotor tipo “limit Load” (pás retas inclinadas para trás) e acionamento direto pelo eixo do motor. O suporte do motor e a base têm acabamento em tinta com base acrílica na cor branca. O equipamento oferece aferição realizada no IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo), comprovando o rendimento e desempenho esperado, e alta vida útil.
Exaustor centrífugo E20
O exaustor centrífugo em fibra E20 é confeccionado em PRFV ( Plástico Reforçado em fibra de vidro proporcionando alta resistência a intempéries, agentes químicos e agressivos. O equipamento oferece aferição realizada no IPT, comprovando o rendimento e desempenho esperado, e alta vida útil.
Exaustor centrífugo E28
Outra opção de exaustor para capela de laboratório é o exaustor centrífugo E28, que apresenta exaustor com simples aspiração, rotor “limit load” com pás retas inclinadas para trás e acionamento direto que é realizado pelo eixo do motor. O equipamento apresenta, ainda, voluta, suporte do motor e base com acabamento em tinta acrílica branca e aferição realizada pelo IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo).
Exaustor centrífugo E35
Por fim, o exaustor centrífugo E35 é mais um dos modelos de exaustores centrífugos em fibra que apresentam aspiração simples, rotor limit rod, voluta, suporte do motor e base com acabamento em tinta com base acrílica na cor branca com aferição do IPT.
Obtenha exaustor para capela de laboratório com a Brasfaiber
A Brasfaiber é especialista no fornecimento de exaustores centrífugos industriais com alta qualidade para indústrias dos mais variados segmentos. Nossos produtos têm garantia de segurança e eficiência, entre em contato e saiba como obter.