Sistema de Ventilação e Exaustão Industrial: Como Fazer a Escolha Adequada?
A qualidade do ar impacta o clima, a produção de alimentos, a biodiversidade e os ecossistemas. E no ambiente de trabalho, especialmente em locais onde ocorre a liberação de gases, vapores, odores e outras partículas poluentes frequentemente, essa preocupação é ainda mais evidente. Mas, o que pode ser feito nesses casos?
O ideal é investir em um bom sistema de ventilação e exaustão industrial. No entanto, como fazer a escolha adequada? Como funcionam os sistemas de ventilação e exaustão industrial e quais equipamentos e dispositivos não podem faltar?
Por que investir em sistema de ventilação e exaustão industrial?
Nas indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, cosméticas, alimentícias, automobilísticas, entre outras, o ambiente de trabalho muitas vezes acaba sendo insalubre, uma vez que a liberação de agentes tóxicos pode prejudicar a saúde dos trabalhadores.
Além disso, a produtividade dos funcionários também pode ser afetada pela qualidade do ar contaminado por gases, vapores, odores e partículas contaminantes e poluentes, assim como pelo excesso de temperatura, que tem impactos negativos.
A boa notícia é que um sistema de ventilação e exaustão industrial pode resolver o problema melhorando a qualidade do ar e garantindo o conforto térmico do ambiente. A seguir, destacamos 5 motivos para investir em ventilação e exaustão industrial.
Proteger o meio ambiente
É inegável que as partículas resultantes dos processos industriais causam impactos negativos ao meio ambiente. Sendo assim, uma das razões para investir em um sistema de ventilação e exaustão de ar no ambiente industrial é proteger o meio ambiente.
Melhorar o conforto térmico
O conforto térmico é o bem-estar físico e mental de acordo com a temperatura do ambiente e o calor produzido pelo corpo. O sistema de ventilação e exaustão melhora a qualidade do ar, reduz a temperatura e preserva a saúde e a produtividade no ambiente de trabalho.
Eliminar agentes tóxicos e poluentes
É impossível evitar a liberação de agentes tóxicos e poluentes em determinados segmentos industriais. No entanto, é plenamente possível reduzir os impactos causados ao meio ambiente e a exposição dos trabalhadores apostando na ventilação e na exaustão do ar.
Preservar máquinas e equipamentos
As temperaturas elevadas afetam o conforto térmico e a produtividade dos trabalhadores, mas também podem prejudicar o desempenho de máquinas e equipamentos. Dessa forma, o sistema de ventilação e exaustão visa resfriá-los e aumentar a vida útil deles.
Aumentar o rendimento e a produtividade
O excesso de calor afeta a saúde física e mental causando desidratação, fadiga e cansaço extremos, confusão mental, entre outros sintomas que prejudicam a saúde e a produtividade das equipes. Dessa forma, ventilação e exaustão de ar são fundamentais.
Para quem é gestor e busca formas de tornar o ambiente de trabalho mais seguro, melhorando a qualidade do ar e o conforto térmico, é impossível ignorar a importância de um sistema de ventilação e exaustão industrial planejado estrategicamente.
Fale com nossos Especialistas em Ventilação Industrial
Como funciona um sistema de ventilação e exaustão industrial?
Na hora de resolver os problemas relacionados a qualidade do ar, o excesso de calor e o conforto térmico em geral no ambiente de trabalho nas indústrias, uma das dúvidas mais recorrentes está relacionada à escolha entre um sistema de ventilação ou exaustão.
A verdade é que não é preciso escolher, pois é plenamente possível combinar as duas funções (ventilação e exaustão) e criar um sistema de renovação e circulação de ar eficiente para tornar o ambiente de trabalho mais confortável, seguro e produtivo.
Um sistema de ventilação e exaustão industrial é extremamente importante para as indústrias. Mas, qual é exatamente o papel da ventilação e da exaustão industrial. Qual a diferença entre ventilador e exaustor e como cada equipamento funciona?
Ventilador
O ventilador é um equipamento que possui pás que deslocam o ar e criam uma corrente de vento. E essa corrente de ar entra em contato com a pele e as superfícies gerando uma troca de calor que promove uma sensação de refrescamento do ambiente.
Exaustor
Já o exaustor é um equipamento que atua promovendo a substituição do ar quente pelo frio através do deslocamento do ar quente para fora do ambiente. Além disso, atua também na remoção de elementos tóxicos, como vapores, odores, gases e partículas.
O que não pode faltar em um sistema de ventilação e exaustão industrial?
Em um sistema de ventilação e exaustão industrial, não podem faltar ventiladores axiais e exaustores industriais. Afinal, são esses os equipamentos responsáveis por promover a circulação e a renovação do ar e melhorar o conforto térmico do ambiente. Os principais modelos de ventiladores e exaustores industriais são:
- Ventilador Axial Industrial;
- Ventilador Axial de Parede;
- Ventilador Axial de Telhado;
- Ventilador Industrial (Vento);
- Ventilador Axial a Prova de Explosão;
- Ventilador Axial Transportável (Man Cooler);
- Exaustor Axial de Parede;
- Exaustor Axial de Telhado;
- Exaustor Axial de Transmissão;
- Exaustor Axial para Gases Corrosivos;
- Exaustor Axial a Prova de Explosão;
- Exaustor para espaço confinado;
- Exaustor Axial Transportável (Man Cooler).
Para escolher o melhor modelo de ventilador e exaustor axial, é necessário definir o objetivo do projeto (conforto térmico, dispersão de contaminantes, exaustão de massa de ar quente, pressão positiva, cumprimento de normas), avaliar as características do ambiente (pé-direito, altura máxima, largura, comprimento, ângulo, presença de forro, distância entre forro e telhado) e como é feito o processo de produção no ambiente.
Planeje seu sistema de ventilação e exaustão industrial com a Brasfaiber
A Brasfaiber é especializada em sistemas de ventilação e exaustão industrial e desde 1985 trabalha no fornecimento de equipamentos para controle de poluição, exaustão e renovação de ar no ambiente industrial. Para mais informações, entre em contato e conheça nossas soluções.