Passo a Passo para Montar um Projeto de Ventilação Industrial
O setor industrial tende a promover a emissão e liberação de poeira, odores, gases e outras partículas poluentes que impactam a saúde e o meio ambiente, assim como a liberação de ar acima da temperatura aceitável. Neste cenário, é necessário investir em um projeto de ventilação industrial para reduzir os impactos negativos. Isso porque a poluição industrial e a temperatura do ambiente devem ser tratadas com seriedade e responsabilidade. Mas, como fazer esse planejamento e construir um sistema de ventilação realmente eficiente e seguro?
Sistema de ventilação industrial: o que é e como funciona?
É dever de todo gestor industrial garantir a qualidade do ar e a temperatura do ambiente, que interferem diretamente na saúde e produtividade dos funcionários, e reduzir os impactos ambientais causados por partículas poluentes geradas durante os processos realizados no local.
Para que isso seja possível, é necessário encontrar ferramentas eficientes. É o caso, por exemplo, de um sistema de ventilação industrial que promove a renovação e a movimentação do ar dentro de um determinado ambiente, por meio de ventiladores.
O sistema de ventilação também contribui para que o ar liberado na atmosfera esteja mais limpo e puro, evitando a degradação ambiental e impedindo que o calor das máquinas se espalhe pelo local, aliviando o calor provocado pelo aquecimento desses equipamentos.
Basicamente, são três os tipos de sistemas de ventilação industrial: o sistema de ventilação natural, o sistema de ventilação geral diluidora e o sistema de ventilação exaustora.
Sistema de ventilação natural
Em um sistema de ventilação natural, como o nome sugere, não é necessário utilizar nenhum tipo de equipamento ou dispositivo. Na realidade, se trata de modificar a estrutura do ambiente investindo, por exemplo, em aberturas nas paredes, nos tetos e nos pisos para possibilitar uma melhor circulação do ar e remover o ar quente ou contaminado emitido.
Sistema de ventilação geral diluidora
No sistema de ventilação geral diluidora, o controle da concentração de calor, gases, vapores e particulados é realizado através da diluição desses contaminantes com uma vazão de ar (brisa) que passa pelo ambiente.
Sistema de ventilação exaustora
Por último, o sistema de ventilação exaustora trabalha promovendo a captação e a eliminação de vapores, poeiras, gases e outros contaminantes. O sistema trabalha através de ventiladores, dutos, dampers, filtros e abafadores de ruídos, por exemplo.
Já é possível notar que a instalação de um sistema de ventilação industrial é indispensável. Mas, antes de falarmos sobre o passo a passo do projeto, vamos destacar suas vantagens.
Quais os objetivos e vantagens da ventilação industrial?
A instalação de um sistema de ventilação industrial faz parte dos esforços das indústrias para atender à resolução 382/2006 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que determina a eliminação de resíduos tóxicos à saúde e ao meio ambiente.
Da mesma forma, um projeto de ventilação industrial também é necessário para garantir a qualidade do ar no ambiente seguindo os padrões nacionais de qualidade do ar que são definidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA).
E as vantagens de um sistema de ventilação no ambiente industrial são muitas. De modo geral, podemos destacar que a instalação do sistema contribui para:
- Melhorar o ambiente de trabalho;
- Aumentar a produtividade da equipe;
- Evitar a contaminação dos trabalhadores;
- Controlar a concentração de agentes nocivos;
- Evitar a dispersão de ar contaminado na atmosfera
No entanto, tudo começa no planejamento. Isso significa que a instalação de um sistema de ventilação industrial deve ser baseada em um projeto estratégico orientado por uma equipe de engenharia para atender às necessidades de cada indústria de forma eficiente e segura.
Fale com nossos Especialistas em Ventilação Industrial
Saiba como montar um projeto de ventilação industrial
Antes de qualquer coisa, saiba que a criação de um projeto profissional de ventilação industrial deve ser orientada por uma equipe de engenharia especializada no assunto. E é possível dizer que esse processo se divide em três grandes e importantes etapas.
Definição do objetivo do projeto
A definição do objetivo do projeto de ventilação industrial é uma etapa muito importante porque influencia diretamente na escolha dos equipamentos utilizados. Dar conforto térmico aos trabalhadores e fazer a dispersão dos contaminantes são alguns dos principais.
Exaurir a massa de ar quente, gerar pressão positiva e atender à legislação que regulamenta a emissão e dispersão de contaminantes também são objetivos possíveis.
Análise das características do ambiente
Cada tipo de ambiente possui características e necessidades de ventilação distintas. Sendo assim, é essencial analisar previamente as características do ambiente no qual o sistema de ventilação industrial será instalado para evitar problemas futuros.
Pé-direito, altura, largura e comprimento, ângulo, presença de forro e distância entre forro e telhado, modelo de telhado, processo de produção, equipamentos utilizados e quantidade de pessoas que trabalham e/ou circulam no local são alguns dos aspectos considerados.
Escolha dos equipamentos necessários
Por fim, a última etapa do projeto é a escolha dos equipamentos necessários para a instalação do sistema de ventilação industrial. Obviamente, um sistema de ventilação é composto por ventiladores, mas outros equipamentos são igualmente importantes.
Exaustores industriais, equipamentos e acessórios de conforto térmico (difusores, insufladores, caixa de distribuição de ar e filtro industrial, entre outros), equipamentos e acessórios para controle de poluição (lavador de gases, filtro de manga, entre outros).
Como se vê, o planejamento desse tipo de projeto exige conhecimentos técnicos que ajudam a garantir a segurança e eficiência do sistema de ventilação.
- Veja também: Por que ter um projeto de ventilação industrial?
Faça seu projeto de ventilação industrial com a Brasfaiber
A equipe da Brasfaiber já realizou diversos projetos voltados para ventilação industrial e controle de poluição. Desde 1985 trabalhamos no desenvolvimento de tecnologias para garantir a boa qualidade do ar no ambiente industrial dos mais diversos segmentos.
Nossos produtos levam bem-estar e segurança para os seus funcionários, gerando um ambiente de trabalho menos insalubre, contribuindo para a preservação ambiental e evitando a dispersão de contaminantes na atmosfera, e também aumentando a produtividade do seu negócio.
Está pensando em instalar um projeto de ventilação industrial? O primeiro passo é consultar nossa equipe e apresentar a sua demanda. Somos especialistas no assunto e ficamos à disposição para oferecer um projeto de excelência para a sua indústria.