Sistema de Ventilação com Pressão Negativa na Indústria
O sistema de ventilação com pressão negativa utiliza equipamentos capazes de manter o conforto do ar em um ambiente interno.
Ou seja, é extremamente importante em locais de produção, como indústrias, laboratórios, galpões e cozinhas, onde pode haver a liberação intensa de calor, gases, vapores e outros contaminantes.
Assim, traz diversos benefícios às empresas, ajudando a manter a produtividade em alta, a conformidade com as normas regulamentadoras, a saúde dos colaboradores e a qualidade dos produtos.
A seguir, você vai entender detalhes sobre a ventilação com pressão negativa, como funciona, sua importância na indústria e muito mais.
Continue a leitura!
O que é Sistema de Pressão Negativa?
O sistema de pressão negativa consiste no uso combinado de exaustores e outros equipamentos de ventilação e controle de poluição atmosférica.
Assim, o objetivo é manter a pressão atmosférica interna do ambiente menor do que a pressão atmosférica do ambiente externo.
Então, enquanto os exaustores extraem o ar carregado da parte de dentro e direciona-o para fora, os ventiladores podem insuflar o ar fresco do exterior para o interior.
Esse processo gera inúmeros benefícios para as empresas, incluindo a qualidade do ar e do processo produtivo, e o bem-estar e saúde dos trabalhadores.
Qual a Importância do Sistema de Ventilação com Pressão Negativa?
O sistema de ventilação com pressão negativa tem a função de remover gases tóxicos, poeira, fumaça e outros contaminantes do ar interno de uma indústria, mantendo o ar limpo e seguro para respirar.
Além disso, podem ajudar a controlar a temperatura e a umidade do ar interno, o que pode ser importante para garantir a qualidade dos produtos fabricados e evitar a deterioração de equipamentos sensíveis.
Vantagens de um Sistema de Ventilação com Pressão Negativa
- Redução da umidade: ajuda a reduzir a umidade excessiva em um ambiente, através da renovação do ar
- Controle de contaminantes: em ambientes onde é importante manter um nível controlado de contaminantes, como laboratórios, o sistema de ventilação com pressão negativa pode ser usado para evitar a entrada de contaminantes do exterior.
- Melhora da qualidade do ar: remove o ar contaminado do ambiente e o substitui por ar fresco, melhorando significativamente a qualidade do ar interno.
- Economia de energia: o ar fresco do exterior é usado para ventilar o ambiente, em vez de depender de sistemas de ar condicionado ou aquecimento.
- Maior conforto: mantém o ar fresco e limpo e ajuda a controlar a temperatura
- Menor custo: em geral, um sistema de ventilação com pressão negativa tem um custo menor de instalação e manutenção do que um sistema de ar condicionado, pois não requer compressores ou outros componentes caros.
Como Funciona o Sistema de Ventilação com Pressão Negativa?
O sistema de ventilação com pressão negativa é um sistema que mantém a pressão do ar em um ambiente menor do que a pressão atmosférica externa.
Isso é conseguido através de um sistema de ventilação que extrai o ar de dentro do ambiente e o substitui por ar fresco do exterior.
Assim, o ar é extraído através de exaustores industriais no ambiente e é direcionado para fora do edifício, podendo ser instalados nas paredes, telhados,etc.
Ao mesmo tempo, pode-se ter um ventilador industrial insuflando ar fresco do exterior e o direcionando para o ambiente interior.
Dessa forma, um sistema de ventilação com pressão negativa é geralmente usado em ambientes onde é importante manter um nível controlado de contaminantes, como laboratórios, salas de operação e outros ambientes de trabalho.
Além disso, este sistema de ventilação deve ser projetado e instalado por profissionais qualificados para garantir que funcione corretamente e forneça a ventilação adequada para o ambiente, incluindo a manutenção regular do sistema para que continue funcionando de maneira eficiente e segura.
Fale com nossos Especialistas em Pressão Negativa
Quais os Componentes de um Sistema de Ventilação com Pressão Negativa?
Por se tratar de um sistema, geralmente é necessário utilizar mais de um equipamento combinado para obter resultados satisfatórios na limpeza do ar e conforto térmico.
A seguir, falamos sobre os ventiladores e exaustores, os mais comuns na composição do sistema de ventilação com pressão negativa.
Confira!
Ventiladores Industriais
Os ventiladores industriais são equipamentos projetados para movimentar grandes fluxos de ar.
Assim, em geral, são compostos por uma hélice e um motor, que dissipam calor e partículas, empurrando-os para longe do local onde ele está instalado.
Além disso, ao contrário dos ventiladores comuns, são desenvolvidos com materiais e características próprias para suportar as condições agressivas dos ambientes industriais.
Exaustor com Filtro – Classificação G4
Os exaustores com filtro são dispositivos que podem ser usados em conjunto com um sistema de ventilação com pressão negativa para remover contaminantes do ar interno.
Assim, eles têm um filtro de ar G4 que é capaz de capturar partículas finas, como poeira, fumaça e outros contaminantes.
Os exaustores de parede com filtro são comumente usados em edifícios de saúde, como hospitais e clínicas, para evitar a disseminação de doenças infecciosas.
Além disso, também são usados em indústrias químicas e outras indústrias onde o ar contaminado pode representar um risco para a saúde humana.
O filtro de classe G4 é classificado de acordo com a norma internacional EN 779, o que significa que é capaz de capturar partículas com diâmetro de até 10 micrômetros com eficiência de pelo menos 70%.
Portanto, para funcionar de maneira eficaz, um sistema de ventilação com pressão negativa deve ser projetado e instalado corretamente, com aberturas de ventilação adequadas, e um sistema de exaustão eficiente, incluindo exaustores com filtro.
Também é importante manter o sistema limpo e em bom funcionamento, verificando regularmente os filtros e realizando manutenção preventiva para garantir que ele esteja funcionando de maneira eficaz.
Onde Inserir Sistema de Ventilação com Pressão Negativa?
Como já dissemos, os sistemas de ventilação com pressão negativa são usados em indústrias para garantir a segurança dos trabalhadores e proteger o ambiente de contaminantes.
E, para funcionar de maneira eficaz, os sistemas de ventilação com pressão negativa devem ser projetados e instalados de acordo com as necessidades específicas da indústria e do ambiente de trabalho.
Isso inclui considerar fatores como o tamanho da área de trabalho, o tipo de contaminantes presentes no ar, a capacidade de exaustão necessária e outros fatores.
Alguns segmentos industriais que podem utilizar sistema incluem:
Laboratórios
Os laboratórios geralmente precisam de um nível controlado de contaminantes para garantir resultados precisos e confiáveis, ajudando a manter o ar fresco e limpo e evitar a entrada de contaminantes do exterior.
- Veja Também: Exaustor para Laboratório: O que é e para que Serve?
Indústria Química
A indústria química geralmente produz gases, vapores e outros contaminantes que precisam ser removidos do ambiente de trabalho, auxiliando a manter o ambiente seguro e saudável para os trabalhadores.
Indústria Farmacêutica
A indústria farmacêutica também pode beneficiar-se de um sistema de ventilação com pressão negativa para manter o ambiente de trabalho limpo e seguro.
Indústria Alimentícia
Os processos de produção de alimentos podem produzir contaminantes, como odores fortes e partículas de comida.
Assim, um sistema de ventilação com pressão negativa pode ajudar a manter o ambiente de trabalho limpo e agradável para os trabalhadores.
Hospitais
Os hospitais também podem beneficiar-se deste sistema para manter o ar fresco e limpo e evitar a entrada de contaminantes do exterior.
Inclusive, isso pode ajudar a reduzir o risco de infecções nos pacientes e trabalhadores.
Diferença entre Ventilação com Pressão Negativa e Ventilação com Pressão Positiva
A ventilação com pressão negativa é um sistema de ventilação que mantém a pressão do ar em um ambiente ou edifício menor do que a pressão atmosférica externa.
Isso é conseguido através de um sistema de ventilação que extrai o ar de dentro do ambiente e o substitui por ar fresco do exterior.
Por outro lado, a ventilação com pressão positiva mantém a pressão do ar em um ambiente interno maior do que a pressão atmosférica externa.
Isso é conseguido por insuflamento de ar fresco para dentro do ambiente, aumentando a pressão do ar interno.
Assim, um sistema de ventilação com pressão positiva é geralmente usado em ambientes onde é importante evitar a entrada de contaminantes do exterior, como em salas de operação ou outros ambientes de trabalho onde é necessário manter o ar limpo e seguro.
Além disso, deve-se ser usado em indústrias para melhorar a qualidade do ar interno e garantir um nível adequado de ventilação.
Sistemas de Ventilação com Pressão Negativa é com a Brasfaiber
A Brasfaiber é especializada no desenvolvimento de equipamentos para sistemas de exaustão, ventilação e limpeza de ar industrial.
Assim, nossos exaustores e ventiladores são projetados com as melhores tecnologias e matérias-primas, buscando a resistência e durabilidade exigidas em ambientes industriais.
Além disso, contamos com uma equipe especializada para avaliar a sua empresa e oferecer um projeto que atenda às particularidades da sua produção.
Ou seja, além de um catálogo completo de soluções padrão, você também pode contar com um atendimento personalizado.
Confira os projetos que realizamos ao longo de 40 anos de história para empresas de todo o país.
E, agora que você já entendeu tudo sobre o sistema de ventilação com pressão negativa, entre em contato para iniciarmos o processo de melhorar a qualidade do ar, a satisfação dos colaboradores e o conforto térmico na sua fábrica!