Uso de Lavador de Gases é Obrigatório?
A liberação de gases poluentes através de processos industriais é um problema que afeta diferentes segmentos, impactando não apenas a saúde e a produtividade dos funcionários que trabalham nesses locais como também o meio ambiente. Para reduzir os impactos, existe uma alternativa: o lavador de gases. Mas, será que a instalação desse tipo de equipamento é obrigatória, ou seja, existe alguma lei obrigando a presença do recurso?
Lavador de gases: qual a função do equipamento?
Primeiramente, antes de falarmos especificamente se o uso do lavador é obrigatório, vamos relembrar o que é e para que serve o equipamento e também quais são os benefícios obtidos com a instalação de um lavador de gases no ambiente industrial.
Basicamente, saiba que o lavador de gases está em uma categoria de equipamentos e dispositivos voltados para o controle da poluição industrial. Ou seja, é voltado para fazer a limpeza dos gases removendo as partículas poluentes antes do descarte na atmosfera.
O equipamento faz a lavagem de diferentes tipos de poluentes, como gases tóxicos, gases corrosivos, voláteis orgânicos e vapores classificados. E as vantagens incluem manutenção das temperaturas, controle da poluição do ar interno, redução dos impactos ambientais.
Existe lei obrigando o uso de lavador de gases?
Em um lavador de gases, o ar entra em contato com uma solução de reagentes neutralizantes que estão presentes na câmara de enchimento do lavador, que então tem sua área de contato ampliada em uma reação química que elimina o gás residual.
Ou seja, o lavador de gases é um equipamento extremamente versátil e benéfico para o ambiente industrial e também para a preservação do meio ambiente. Mas, sua instalação é obrigatória? Em geral, é possível utilizar o lavador de gases em diferentes segmentos:
- Laboratórios;
- Metalúrgicas;
- Indústrias de papel;
- Indústria alimentícia;
- Indústrias de cimento;
- Indústrias de fertilizantes;
- Indústrias de ração animal;
- Indústrias de tintas e óleos.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da resolução 003/1990 e da Lei nº 12.187/2009, estabelecem que todo gás gerado pela indústria e liberado na atmosfera deve ser tratado.
Ou seja, toda forma sólida, líquida ou gasosa deve ser tratada com o objetivo de eliminar qualquer tipo de resíduo tóxico e prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Isso significa que o uso de lavadores de gases no ambiente industrial é imprescindível e indispensável.
Fale com nossos Especialistas em Lavador de Gases
Onde e como fazer o dimensionamento do lavador de gases?
O dimensionamento correto do lavador de gases industriais proporciona inúmeras vantagens para a operação da sua empresa através do alcance da máxima eficiência produtiva do equipamento. A concentração e as propriedades dos elementos contaminantes, densidade, tipo e tamanho dos corpos de preenchimento, modelos de reagentes ou aditivos de fluidos de limpeza são os fatores considerados nesse processo.
E a equipe da Brasfaiber, além de oferecer equipamentos de alta qualidade, também possui um time de engenharia responsável por fazer o dimensionamento correto dos lavadores de gases fornecidos. Para mais informações, entre em contato e solicite uma avaliação.